23.4.09

Olhar



"'It`s magic', she says to me
My hand in her waist as she approaches sweetly
It`s enough when I see that look in her eyes,
It`s enough for me to paralyse"
Breakdown - Mae

"por entre os chapéus-cocos ele divisou um par de olhos. E os olhos expressaram o inadmissível. Eles reconheceram o senador, e tendo-o reconhecido, fizeram-se furiosos, dilataram-se, acenderam-se e brilharam"
Petesburgo - Bieli

"Digory fechou a boca e apertou os lábios. Seu mal-estar aumentava. Tinha a esperança que, acontecesse o que acontecesse, não choramigaria, nem faria nada ridículo.
- Filho de Adão, está disposto a desfazer o mal que fez ao mru manso país de Nárnia no dia do seu próprio nacimento?
-Só não sei como posso fazer. Como o senhor sabe, a rainha fugiu e...
-Perguntei se está disposto - disse o Leão.
-Estou.
Passara-lhe um segundo pela cabeça a tentação boba de responder: "Estou disposto, se o senhor prometer ajudar a minha mãe." Mas percebeu a tempo que o Leão não era criatura com a qual se podia fazer barganhas. Porém, quando disse "Estou", pensou na mãe, nas grandes esperanças que tivera, e em como agora elas estavam para morrer. Sentiu um nó na garganta e lágrima nos olhos. Deixou escapar, no entanto:
-Mas, por favor, por favor... o senhor não podia me dar qualquer coisa que salvasse minha mãe?
Até aquele instante, só olhara para as patas do Leão; agora, com o desespero, olhou-o nos olhos. O que viu o surpreendeu mais do que qualquer outra coisa. Pois a face castanha estava inclinada perto do seu próprio rosto e (maravilha das maravilhas) grandes lágrimas brilhavam nos olhos do Leão. Eram lágrimas tão grandes e tão brilhantes, comparadas às de Digory, que por um instante sentiu que o Leão sofria por sua mãe mais do que ele prórpio"
As Crônicas de Nárnia: O sobrinho do mago - C. S. Lewis



Obrigado, Deus, pelo olhar seco ou úmido, por sentir as pessoas a sua volta sem se quer necessitar saber quem são. Por mergulhos inesperados nos outros, pelo frio na barriga por causa de um, um encontro de olhares. Pelo olhar-para-baixo (obigado), e principalmente olhar-para-cima. Por saber que existem coisas belas e comprová-las da maneira mais rústica e simples possível, por perceber que o mundo não é um acidente e cada um é único, diferente, e belo em seu próprio jeito. Por perceber quando se arrepender, o que não ser e expressar o 'querer ser'. Obrigado pelo toque dado a grande distâncias, pelo algo a mais que palavras não puderam dizer, por fazer o íntimo se remexer, seja de raiva, amor ou choro. Pelo choro (ou se quiser, limpeza do orgulho). Pela expressão única capaz de alcançar o até então inalcançável. Obrigado.

2 comentários:

  1. Quanta coisa se expressa num olhar...
    Os olhos revelam a alma,
    como a boca, o coração.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. que lindo!
    eu sempre me emociono...
    Os olhares são fundamentais...
    grande abraço...
    bjus...

    ResponderExcluir